ACM deve permanecer internado no Instituto do Coração até o fim da semana

12/10/2004 - 16h14

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) deve permanecer internado no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, até o fim desta semana. A informação é da assessoria de imprensa do Incor. O parlamentar internou-se no hospital paulista no domingo para realizar uma série de exames cardiológicos que já estavam pré-agendados de acordo com a assessoria do Instituto do Coração.

De acordo com o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), mesmo internado, o senador tem acompanhado de perto a campanha à prefeitura de Salvador, na qual o seu aliado político, o também senador César Borges (PFL), disputa o segundo turno. "Ele está tão bem disposto que não tem se afastado das decisões da campanha de Salvador. Só ontem, conversei com ele, por telefone, três vezes sobre a campanha de César Borges", afirmou o deputado.

Nos próximos dias, ACM fará uma série de exames, desde os mais básicos como eletrocardiograma e raio X, até outros mais sofisticados. Segundo a assessoria de imprensa do Incor, cada avaliação clínica dos exames feitos é que determinará a necessidade de outros mais sofisticados. É o que a assessoria de imprensa do Incor define como "exames pirâmide" (primeiro são realizados os exames mais básicos e no decorrer da semana os mais específicos).

Nesse tipo de procedimento o exame mais minucioso é o cateterismo, o que não significa que o senador tenha que se submeter a este exame, ressaltou a assessoria de imprensa do Incor. O cateterismo é realizado por meio de uma incisão de 2 a 3 centímetros de largura próxima ao cotovelo, no braço direito ou esquerdo, selecionando-se um vaso sangüíneo (veia ou artéria). A mesma operação também pode ser feita pela virilha.

Há dois anos, Antônio Carlos Magalhães não realizava uma avaliação cardiológica, necessária para pessoas portadoras de cardiopatia. Em 1989, o senador foi sofreu um infarte e foi operado, no Instituto do Coração, pelo médico e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene. Na época, foram implantadas no coração do senador duas pontes de safena e duas mamárias.