José Alencar viaja sexta-feira para visitas à Rússia, Romênia e Portugal

06/10/2004 - 20h56

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O vice-presidente José Alencar embarca sexta-feira para a Rússia. Até o dia 12, Alencar participa da III Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível, um encontro que visa criar condições à atuação dos empresários brasileiros e russos em ambos os países. Uma comitiva de 58 empresários de diversas áreas acompanha o vice-presidente.

"Existem muitas sinergias entre o Brasil e a Rússia. Precisamos aproveitá-las. Nós estamos indo lá para abençoar os negócios", informou Alencar.

Alencar disse que o embargo russo à carne brasileira também deverá ser tratado durante a sua permanência naquele país. "O Brasil é um país de grande dimensão continental. Não tem sentido proibir a importação da carne brasileira porque ela foi contaminada em uma determinada região. Isso é desinformação. Nós possuímos condições técnicas e naturais para ser o maior exportador de carne", defendeu.

Depois de sua estada na Rússia, Alencar segue para Romênia e Portugal. Para Portugal, 250 empresários acompanham o vice, e para a Romênia, cerca de 200 representantes de empresas brasileiras. Ele retorna ao Brasil no próximo dia 20.