Ibama propõe 35% de aumento para o funcionalismo

06/10/2004 - 21h18

Andréia Araújo
Reporter da Agência Brasil

Brasília - Governo propôs aumento de até 35% para os funcionários do Ibama, parados há uma semana. A proposta, enviada pela direção do Instituto ao comando de greve, prevê ainda a criação de duas novas gratificações para funcionários da ativa e aposentados com aumentos parcelados.

Para os funcionários da ativa, o aumento proposto é de 15% em cima do salário base a partir de janeiro de 2005; subindo para 18% d salário base em agosto do mesmo ano, e chegando a 35% em janeiro de 2006. Com a proposta, o salário inicial dos servidores com nível superior, que hoje é de R$ 2,6 mil, passaria para R$ 3,5 mil em janeiro de 2006.

Segundo explicou o diretor de Gestão Estratégica do Ibama, Luiz Fernando Krieger, os inativos também ganharão gratificação, só que o valor é 50% menor que os ativos. "Os aposentados e pensionistas têm o mesmo direito a gratificação, só não vão ganhar pelo desempenho individual", disse.

Para Krieger, essa proposta "é irrecusável". "Eu acredito que os grevistas vão aceitar essa proposta, porque ela é muito boa. Cria gratificação que não existia e inclui os inativos. Se não for aceita acredito que não há nada que possamos fazer", afirmou.

O otimismo do governo, porém, não se confirma entre os grevistas. O presidente da Associação dos Servidores do Ibama, Jonas Corrêa, disse que a proposta apresentada não representa o que foi acordado entre a categoria e os grevistas.

"Nós pedimos, por exemplo, que os inativos fosse incluídos na carreira Especialista em Meio Ambiente, mas eles dizem que é preciso julgar uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no Supremo. Também existe outra Adin que trata das gratificações e nada foi comentado. Acho que isso é uma desculpa!", afirmou.

O comando de greve está reunido neste momento para avaliar a proposta.