Portal Nacional de Segurança Humana receberá trabalhos de policiais sobre segurança

04/10/2004 - 21h03

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) deve lançar no próximo dia 13, segundo o chefe do Departamento de Pesquisa, Ricardo Balestreri, um endereço na Internet para abrigar teses de mestrado e doutorado, além de monografias desenvolvidas na área por policiais, guardas municipais e bombeiros. É o Portal Nacional de Segurança Humana, um projeto desenvolvido em parceria com a agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Portal terá também um banco de talentos, com os nomes de pessoas e organizações habilitadas nas áreas de docência policial, formação para atendimento ao público, técnicas de investigação, entre outras. Outro serviço disponível será uma radioweb e uma TVweb, com declarações, vídeos e informações sobre segurança pública.

A produção cultural e artística de policiais, guardas e bombeiros também terá espaço no novo site. Haverá ainda salas de discussão para que os interessados debatam temas relativos à segurança pública. "Queremos dar vitrine a estudos que policiais e outros operadores desenvolvem, porque hoje acontece esses trabalhos acabam engavetados. E, além disso, há um objetivo que é o de levar bem-estar à população e também mais justiça social. Porque uma polícia mais humana tem a ver com distribuição de renda, educação e muito mais", explicou Balestreri.

O projeto terá custo - entre arquitetura, equipamento, concepção e manutenção - de R$ 300 mil anuais. "É um custo pequeno para os padrões governamentais se levarmos em conta que é uma experiência revolucionária. Queremos que seja um portal atraente, que as pessoas gostem de navegar nele para se informar sobre temas relativos à área", disse o chefe do departamento de Pesquisa da Senasp, uma secretaria vinculada ao ministério da Justiça. De acordo com Balestreri, não há notícia de iniciativa semelhante em outros países.

.