Empresa informa à Anvisa que medicamentos importados não foram usados em pacientes

27/09/2004 - 21h35

Brasília, 27/9/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Meizler Comércio Internacional, representante no Brasil da BPL (empresa inglesa fabricante dos hemoderivados sob suspeita de contaminação com a proteína chamada príon que causa o "Mal da Vaca Louca"), informou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que importou pequena quantidade de imunoglobulina e fator IX para a realização de testes laboratoriais visando, unicamente, a obter registro no Brasil. De acordo com a empresa, os medicamentos não foram usados em pacientes.

A informação foi divulgada, há pouco, pelo Ministério da Saúde. Em nota distribuída mais cedo, o ministério informou que estava fazendo investigação para detectar se o lote contaminado entrou no Brasil por outra porta, que não a da importação feita pela Coordenação de Sangue e Hemoderivados.

Na última quinta-feira (23), a embaixada britânica informou à Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde que o produto Replenine VF 500 (fator IX), lote FJM 4437, exportado pela empresa inglesa Bio Products Laboratory (BPL) em novembro de 1995, foi preparado com plasma sangüíneo obtido de doadores que, posteriormente à doação, desenvolveram a forma variante do Mal da Vaca Louca.