Perseverar na política econômica é o maior desafio, diz Palocci

13/09/2004 - 21h20

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - "O maior desafio para nós, hoje, é perseverar. Perseverar nas políticas fiscal e monetária, desenvolver uma política industrial moderna e também fazer mudanças legais que facilitem e melhorem o ambiente de negócios do Brasil", afirmou hoje o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Como exemplos, mencionou a necessidade de consolidação da Lei de Falências e das parcerias público-privadas.

"Estes instrumentos não são, isoladamente, nenhuma panacéia. Nenhum deles, sozinho, é um ovo de Colombo. Mas, todos eles, construídos no seu momento, adequadamente, vão dar ao país os instrumentos institucionais necessários para que o Brasil possa construir uma história diferente", declarou Palocci durante o 1º Fórum de Economia da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Na avaliação do ministro, o país está vivenciando pela primeira vez, nos últimos 30 anos, a combinação de pilares fundamentais para o crescimento: o ajuste fiscal e o controle das contas externas e da inflação. Palocci disse que é hora de consolidar estes pilares. "Estamos começando um trabalho de dar consistência a este crescimento. É preciso aperfeiçoar as instituições, investir nas reformas e persistir nos instrumentos de equlíbrio macroeconômico", enfatizou.