Lacerda diz que ainda não existe postura mundial para combater crimes cibernéticos

13/09/2004 - 21h33

Brasília, 13/9/2004 (Agência Brasil - ABr) - O diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda, disse hoje após abertura da 1ª Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos, que ainda não há uma postura de Estado, a nível mundial, para se punir crimes cibernéticos.

Segundo ele, durante o encontro será possível produzir conhecimento para combater o crime na web. "É um encontro altamente positivo, uma vez que se trata de um tema que é uma novidade na área criminal no mundo inteiro. Os crimes cibernéticos não possuem ainda a nível mundial uma legislação devidamente adequada", disse.

"O encontro de especialistas nesta área vai produzir conhecimentos para favorecer essa postura dos órgãos policiais do mundo inteiro para poder melhor atacar essa questão", acrescentou.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, destacou a importância da cooperação internacional para combater crimes cibernéticos. "Como se trata de uma rede internacional, ninguém poderá fazer sozinho", disse.

A conferência reúne cerca de 500 especialistas de 20 países. O evento termina no dia 16 de setembro.