Governo vai capacitar servidores para levar software livre às escolas públicas

31/08/2004 - 22h09

Brasília, 31/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - Um acordo de cooperação entre o governo federal e a IBM permitirá, ainda este ano, a capacitação de 700 servidores de Núcleos de Tecnologia de Educação (NTEs) para levar o conhecimento sobre software livre aos alunos da rede pública de ensino.

A medida faz parte das atividades do Centro de Difusão Tecnológica e Conhecimento (CDTC), criado hoje pelo presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Sérgio Amadeu, e o presidente da IBM do Brasil, Rogério Oliveira.

A primeira iniciativa do Centro será apoiar a informatização de escolas com o uso de software livre. Até o fim do ano, cerca de 700 professores, técnicos e alunos dos Núcleos de Tecnologia de Educação (NTE) serão treinados por técnicos da IBM em todas as capitais brasileiras.

De acordo com Amadeu, a iniciativa vai resultar numa economia imediata para o governo de R$ 1.100,00 por computador, gasto necessário para a compra de softwares fechados. "Isso irá permitir que o Ministério da Educação possa adquiri um maior número de computadores para serem instalados nas escolas públicas", sugeriu Amadeu.

De acordo com o presidente da IBM no Brasil, Rogério Oliveira, os treinandos repassarão o conhecimento que, em última instância, será transmitido à sociedade. Amadeu ressaltou que eles receberão informações conforme o grau de interesse, e que o objetivo do treinamento não é impedir o uso dos sofwares pagos. "Na verdade, serão mostradas as similaridades que existem (entre softwares livres e pagos), permitindo ao usuário migrar de uma (tecnologia) para a outra", explicou.

O Centro terá sede na Universidade de Brasília (UnB), onde serão definidas as prioridades estratégicas do CDTC. De acordo com Amadeu o acordo vai permitir o desenvolvimento de projetos específicos para treinar funcionários públicos, por exemplo. O CDTC dará suporte, ainda, a projetos de desenvolvimento colaborativo e atuará no sentido de fomentar o mercado nacional a adotar novos mercados de negócio de TI com base na utilização de software livre e de código fonte aberto.

Participaram da solenidade de assinatura do acordo os ministros José Dirceu, da Casa Civil, e da Educação, Tarso Genro. José Dirceu disse que "a assinatura do acordo irá incentivar que o país deixe de ser um mero consumidor de softwrares e atue na produção de soluções independentes".