Governo investirá R$ 50 milhões nos portos brasileiros

31/08/2004 - 21h19

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo vai investir R$ 50 milhões para eliminar problemas em cinco grandes portos do país: Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá, Rio Grande e Vitória. A decisão foi tomada hoje na reunião do Conselho de Desenvolvimento Industrial, com base em trabalho apresentado por um grupo interministerial que visitou os 11 portos responsáveis por 95% do movimento portuário do país.

A idéia é ganhar 30% em produtividade ao resolver problemas pontuais, como falta de manutenção, necessidade de dragagem para aumentar a profundidade da área do cais, dificuldades no acesso ferroviário e rodoviário, entre outros.

No Porto do Rio de Janeiro, por exemplo, o acesso de cargas por trem é prejudicado desde que 70 famílias construíram suas casas ao longo do leito da linha férrea. "O trem passa numa velocidade mínima para não apresentar riscos às pessoas que transitam por perto e isso é prejudicial ao acesso ao porto", relatou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, que presidiu a reunião do CDI.

As medidas incluem a compra de balanças para vários portos, a criação de centros administrativos e estacionamentos para os caminhões que descarregam nos portos e a interligação de dados informatizados.