Ministro diz que política nacional de prevenção e tratamento da aids é uma conquista da sociedade

29/08/2004 - 23h45

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - O ministro da Saúde, Humberto Costa, disse hoje que a política nacional de prevenção e tratamento da aids implementada nos anos 80, quando surgiram os primeiros casos da doença no País, é uma conquista da sociedade brasileira. A afirmação foi feita durante a cerimônia de abertura do 1º Congresso Brasileiro de Aids, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, região metropolitana da capital.

O ministro destacou que garantir o acesso aos medicamentos é fundamental para deter o avanço da epidemia e promover os direitos humanos. De acordo com o ministro, o Brasil ampliou o programa de cooperação internacional com 20 países da África e América Latina, passando a disponibilizar tecnologia e remédios anti-retrovirais para as populações afetadas.

O congresso, que prossegue até quarta-feira (1º), reúne 420 especialistas de 17 países. Serão realizadas neste período 56 conferências e 60 mesas-redondas. Amanhã (30), às 11h, durante o Congresso, o Ministério da Saúde lançará uma campanha de educação sexual destinada a jovens homossexuais.