Dia-a-dia de agricultores familiares é mostrado na Expointer

29/08/2004 - 22h35

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre - Um portal que mostra o dia-a-dia de uma propriedade rural familiar é a novidade do Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer 2004, aberta ontem (28) em Esteio, Região Metropolitana de Porto Alegre. A casa dispõe de fogão à lenha e forno de barro - onde são assados pães, cucas e bolachas - e de equipamentos de tear com pessoas fazendo cestas, chapéus de palha e outras peças de artesanato. Na simulação do processo de produção tem armazenamento de sementes, cultivo de hortaliças e tanque de produção de peixes.

No Pavilhão, com quase 5 mil metros quadrados, 140 agroindústrias familiares expõem e comercializam produtos como embutidos, queijos, sucos, cachaça, licores, geléias, doces, vinho e artesanato. No local, também estão expostas nove cozinhas temáticas que preparam cardápios típicos como peixe na taquara, café colonial, gastronomia italiana, alemã e orgânica.

Devido ao grande número de freqüentadores no ano passado, o espaço da praça de alimentação foi ampliado para garantir maior conforto aos visitantes. A instalação do Pavilhão da Agricultura familiar custou R$ 250 mil, financiados pelo Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo governo do Rio Grande do Sul. Segundo o MDA, já estão assegurados R$ 700 mil do Pronaf Infra-Estrutura para a construção de um pavilhão permanente da agricultura familiar na Expointer.
Entre os parceiros do projeto encontram-se a Emater, a Fetag, Fetraf-Sul, Via Campesina, Central de Cooperativas dos Assentamentos, Conselho Estadual de Economia Solidária e Secretária Nacional de Aqüicultura e Pesca.