Fóruns regionais debatem política brasileira contra as drogas

26/08/2004 - 21h25

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A política nacional anti-drogas está sendo debatida com diversos setores da sociedade civil em fóruns regionais. A idéia é discutir com representantes de todas as esferas governamentais (federal, estadual e municipal), da comunidade científica, de entidades sociais e lideranças comunitárias propostas para a política nacional.

O fórum da região Sul já aconteceu e o da região Sudeste vai até esta sexta-feira, em São Paulo. Os próximos serão realizados em Salvador, São Luís, Manaus e Campo Grande. Em novembro, as discussões regionais serão aprofundadas no Fórum Nacional sobre Drogas, em Brasília.

De acordo com o secretário Nacional Antidrogas, Paulo Roberto Uchôa, as drogas não são problema apenas para o Brasil, mas são problema mundial. "No Brasil, é um problema de Estado é um problema de alto nível, que precisa de uma política nacional firme e segura", ressaltou.

Uchôa explicou que a secretaria atua no combate e prevenção a drogas lícitas e ilícitas. Uma das que mais preocupa, segundo ele, é o uso abusivo do álcool. De acordo com Uchoa, indicadores mostram que o álcool tem o maior índice de dependência química, 11,2%, contra 1% do uso da maconha.

"O álcool está por trás da maioria dos crimes, da violência doméstica, dos homicídios, dos acidentes de trânsito com vítimas", destacou. Para ele, a educação é o principal caminho no combate ao uso de drogas. Citou, por exemplo, o programa do governo federal que vai capacitar cerca de 5 mil professores da rede pública sobre a prevenção das drogas.