Lula se orgulha dos atletas olímpicos e diz em carta que vai recebê-los de braços abertos

24/08/2004 - 21h23

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou, de Santiago do Chile, carta de apoio aos atletas olímpicos brasileiros que estão em Atenas, na Grécia. Na mensagem o presidente diz que, como todos os brasileiros, vem acompanhando as competições e que, apesar das derrotas, todos são vitoriosos.

Lula lembra na carta que o importante é competir e diz estar orgulhoso da participação dos atletas brasileiros, que estão lutando sempre, sem desanimar. No final da mensagem, o presidente diz que a delegação olímpica brasileira será recebida por ele de braços abertos, como aconteceu em encontro que manteve com os atletas no Palácio do Planalto, antes da partida para a Grécia.

Abaixo, a íntegra da carta:

"Queridos Atletas Olímpicos Brasileiros,

A expectativa gerada em torno da apresentação da Daiane e tudo o que ocorreu no dia de ontem, as vitórias conquistadas e a dor das derrotas despertaram em mim sentimentos que quero partilhar com vocês.

Em primeiro lugar, em nome de nosso povo brasileiro, quero manifestar a vocês nosso carinho, nossa admiração e gratidão. Acompanhamos a trajetória de vocês e jamais poderemos esquecer as muitas alegrias que vocês nos têm dado.

Vocês são vitoriosos!

Vencer ou perder, vocês sabem, faz parte do jogo; o que importa, e que nos orgulha, é que vocês lutaram - e estão lutando - dando o máximo de si. Em suas lindas danças, mergulhos, jogadas, no seu empenho, nos seus erros e acertos, vocês simbolizam a luta de nosso povo por sua dignidade e por um país justo e humano. E nessa luta também acertamos e erramos, vencemos e somos derrotados. O que conta é a consciência de que estamos lutando, sempre, sem nunca desanimar.

Perdedores ou vencedores, temos consciência de que vocês darão ainda muitas alegrias ao nosso povo e conquistarão muitas vitórias em suas vidas.

Como disse quando vocês partiram para os Jogos Olímpicos: estaremos de braços abertos para recebê-los e homenageá-los na volta da Grécia, não importa se vencedores ou não, porque vocês foram e estão sendo lutadores, confirmando a tese de que, de fato, o melhor que este país tem são seus filhos, BRASILEIROS!

Nosso carinho e nosso abraço"