Defesa Civil alerta sobre frio intenso no fim de semana em seis estados

05/08/2004 - 21h52

Brasília, 5/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) alerta os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo sobre o intenso frio que deverá ocorrer nas noites de amanhã e sábado. Segundo nota divulgada pelo Ministério da Integração Nacional, nestes dias é provavel que chova e os ventos cheguem a 70 km/h. Poderá haver, em áreas isoladas, a queda de granizo.

O ar úmido e as baixas temperaturas favorecerão, entre sábado e domingo, a ocorrência de neve na regiões serranas catarinense e gaúcha. Nas áreas mais altas, há o risco de, nesse período, os termômetros marcarem até 5 graus centígrados negativos (-5ºC), enquanto para outras regiões dos dois Estados as mínimas ficarão entre 4ºC e 0ºC.

A Sedec recomenda que, nesses seis Estados, os moradores de rua recebam abrigo contra o frio e os agricultores adotem precauções para proteger as plantações das geadas. Segundo a Sedec, a parte mais ao sul do Brasil conviverá com as baixas temperaturas até o início da próxima semana. Gaúchos e catarinenses, de todas as partes dos dois Estados, estarão sujeitos às geadas, nas madrugadas de segunda e terça-feira. Essa previsão vale para o Oeste, o Sudoeste e o Sul do Paraná durante a madrugada de domingo.

Nas primeiras horas de segunda e a terça-feiras, também os municípios paranaenses de quase todas as regiões deverão conviver com as geadas. No Sul do Estado, é provável temperatura de 0ºC.

O frio, a partir da tarde do sábado e durante os primeiros dias da próxima semana, também fará parte do dia-a-dia de paulistas, mineiros e sul-matogrossenses. Entre domingo e terça-feira, poderá gear na Serra da Mantiqueira, onde a temperatura mínima esperada é de -1 ºC (um grau centígrado negativo). Para os moradores da cidade de São Paulo, a previsão meteorológica indica termômetros baixando até os 5ºC. Também no Sul de Minas Gerais e no Sul do Mato Grosso do Sul é provável a ocorrência de temperaturas baixas, de até 2ºC.

Os alertas da Secretaria Nacional de Defesa Civil que seguiram para os órgãos estaduais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul também avisam sobre a possibilidade de mar agitado, entre sábado e segunda-feira. A previsão meteorológica indica que nesse período as ondas poderão alcançar a altura de quatro metros, situação que torna arriscada a navegação de pequenas e médias embarcações. É desaconselhável a pesca e o lazer no oceano. Ventos com a velocidade de até 70 km/h, como poderá ocorrer nesses dois Estados, agitam árvores e oferecem resistência aos pedestres.

Com informações do Ministério da Integração Nacional