ANP deve ajudar São Tomé e Príncipe a regulamentar petróleo

24/07/2004 - 16h15

Ana Maria Rocha
Enviada especial a São Tomé e Príncipe

São Tomé (África) – A Agência Nacional de Petróleo vai ajudar São Tomé e Príncipe a fazer a regulamentação do setor de petróleo. O presidente Lula vai anunciar segunda-feira, a liberação de recursos da ordem de US$ 650 mil para que isso aconteça. Em entrevista exclusiva à Radiobras, o presidente de São Tomé, Fradique de Menezes, disse que gostaria que a Petrobrás estivesse presente no processo de exploração de petróleo em seu país.

Menezes lamenta que a empresa brasileira não tenha participado da primeira licitação que aconteceu este ano para a venda dos primeiros poços, que devem começar a ser explorados em 2006. Apenas empresas americanas participaram da licitação. A Petrobrás é reconhecida internacionalmente por sua tecnologia de extração em águas profundas, exatamente onde há maior possibilidade de existência de petróleo no país africano.

O presidente Fradique de Menezes disse que durante a Conferência da CPLP vai tentar assinar um acordo com o governo brasileiro para que a Petrobrás possa cooperar com o seu país nas áreas técnicas e científicas do petróleo. Mas disse também, que gostaria de ver a Petrobrás presente na concorrência das próximas licitações que serão abertas.

O presidente Lula também fará a doação de kits para 77 professores que acabaram de receber capacitação profissional com a ajuda do governo brasileiro. O Brasil também aumentará de 100 para 400 o número de benefícios do Bolsa-Escola para os estudantes de São Tomé.

CPLP

O Brasil tem participação destacada na 5ª Cúpula dos Chefes de Estados e dos Governos dos Países de Língua Portuguesa, que acontece a partir desta segunda-feira em São Tomé e Príncipe. Quando chegar ao país, um arquipélago cujas ilhas totalizam cerca de 1 mil Km², o presidente Lula vai passar por várias faixas colocadas no caminho do aeroporto, com os dizeres: "Aqui tem Bolsa-Escola. Aqui tem alfabetização solidária. Obrigado presidente Lula". É uma referência aos projetos do governo brasileiro com a educação em São Tomé.

Essa será a segunda visita do presidente Lula a São Tomé e Príncipe e é mais uma confirmação da política externa do seu governo, que tem a África como prioridade, sobretudo, países de língua portuguesa. O governo de São Tomé tem expectativas de ampliar a cooperação técnica com o Brasil.