Emprego 1: indústria é o setor que mais gerou empregos este ano

22/07/2004 - 21h23

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A indústria foi o segmento da economia que mais abriu postos de trabalho formais de janeiro a maio deste ano: 347 mil das 827 mil novas contratações com carteira assinada, registradas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Em junho, porém, o total de novas vagas já alcançou um total de 1.034 milhão, o maior saldo (diferença entre contratações e demissões registradas no país) desde 1992, quando o Caged foi criado.

A radiografia dos novos empregos foi traçada pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo, a partir dos dados do Caged, referentes aos cinco primeiros meses do ano. O setor de Serviços aparece em segundo lugar no ranking de novas contratações, com 254 mil vagas abertas de janeiro a maio – o equivalente a 30% do total. Na seqüência, vem o setor agrícola, tradicionalmente informal, com 144 mil trabalhadores contratados com carteira assinada. Já o comércio empregou formalmente 105 mil novos funcionários.

Na soma, as 847 mil vagas geradas de janeiro a maio representam um crescimento de 90% no emprego se comparadas com o mesmo período (nos primeiros cinco meses de 2003 foram contratados, com carteira assinada, 435 mil trabalhadores).