Governo vai elaborar pesquisa sobre pobreza nas grandes cidades

19/07/2004 - 22h38

Caio d'Arcanchy
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social, Ana Fonseca, disse que o governo fará uma pesquisa detalhada sobre a pobreza nas grandes cidades ou nas localidades, cuja população pobre corresponde a menos de 50% das famílias. O objetivo é traçar as variáveis da pobreza em lugares de diagnóstico mais complexo. "É o caso das grandes cidades como, por exemplo, o Rio de Janeiro", disse.

As entrevistas da pesquisa serão realizadas na própria rede de assistência do município, como nos hospitais e nas escolas. As novas informações serão incorporadas à base de dados existente para os programas sociais do governo.

Ana Fonseca afirmou que o desafio do Cadastro Único é "analisar esses dados de forma que eles possam efetivamente ser um instrumento para uma gestão de políticas correlatas que andem na mesma direção". A secretária cita o caso do programa Bolsa Escola que divide com estados e municípios a responsabilidade da inclusão social.

A secretária participou da oficina "Aliança para um desenvolvimento inclusivo", realizada em Brasília. Nesta terça-feira, participam do evento o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, o vice-presidente sênior do Banco Mundial para Educação, Saúde e Proteção Social, Jean Louis Sarbib, e do asessor especial da Presidência, Frei Betto.

A oficina é promovida pelo Banco Mundial em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, por intermédio do CONADE – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora Deficiência e da CORDE – Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora Deficiência, com apoio da Secretaria de Educação Especial/MEC e do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD).