Lula quer unir países em desenvolvimento contra oligopólios culturais

30/06/2004 - 0h22

São Paulo, 29/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luis Inácio Lula da Silva participou há pouco da abertura do Fórum Cultural Mundial – Brasil 2004, no Teatro Municipal, em São Paulo. Lula convocou os países em desenvolvimento a se unirem na luta contra os oligopólios que dominam a cultura mundial.

"A produção cultural no mundo é dominada por poucos e fortes oligopólios. Este fato torna ainda mais necessária a conclusão estratégica de parcerias entre os países que aceitam o desafio de buscar espaço para seus produtos e serviços. Este , exatamente, é um dos mais importantes objetivos deste Fórum Cultural Mundial", discursou.

Lula chegou ao Municipal acompanhado da primeira–dama, Marisa da Silva, e do Ministro da Cultura, Gilberto Gil. Também participaram da cerimônia o governador do Estado, Geraldo Alckmin, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, o representante do Brasil no Programa das Nações Unidas para O Desenvolvimento – PNUD, Carlos Lopes, e o presidente do Conselho do Fòrum Cultural Mundial, Danilo Santos de Miranda.

Em seu discurso, o presidente ressaltou que a cultura é prioridade de seu governo. "A cultura e a produção cultural devem ser encarados como fatores de geração de emprego e renda, de inclusão social, de cidadania, de crescimento individual e coletivo e de inserção soberana no processo de globalização.Temos a exata noção de que, ao mesmo tempo em que são fonte permanente de diversidade e identidade, as culturas nacionais constituem elemento essencial no processo de desenvolvimento do nosso país", afirmou o presidente da República.

Lula também destacou a importância da diversidade cultural. "A uma ação diversificada no plano político e econômico deve corresponder um pluralismo cultural", disse o presidente. "Nesse mundo globalizado, quanto mais o produto cultural for capaz de expressar as diferenças e identidades locais, maior seu valor e sua vantagem comparativa", concluiu.

Após seu discurso, o presidente assistiu parte de uma apresentação de dança e seguiu diretamente para o Aeroporto de Congonhas, onde embarcou para Brasília.