Recife ganha novo Aeroporto dos Guararapes a partir de quinta-feira

29/06/2004 - 18h20

Recife, 29/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - – O novo prédio do Aeroporto Internacional dos Guararapes começa a operar à zero hora de quinta-feira (01/07), quando todos os vôos serão transferidos do antigo para o recém-construido terminal de passageiros.A inauguração será feita pelo vôo 4252 da Vasp, que sai de Natal com destino a João Pessoa. Já o primeiro desembarque do vôo compartilhado entre TAM e Varig, que chegará de Fortaleza.

As mudanças foram anunciadas hoje pelo superintendente do Aeroporto de Recife, Alberto Feitosa. Ele assegurou que o público receberá um aeroporto moderno, climatizado, seguro, com uma área ampla e sistema de operação totalmente automatizado. A parte de acesso de deficientes, que conta com banheiros, bebedouros e telefones públicos e balcões de check-in adaptados, foi aprovada por técnicos da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, que visitaram o local.

O superintendente explicou que agora o Aeroporto de Recife possui a maior pista de pouso e decolagem do Nordeste, com 3.305 metros. Isso permite operações de aeronaves de grande porte, como Boeing 747-400, que comporta até 290 passageiros e 62 toneladas de carga, com autonomia de vôo que abrange as Américas do Sul e Central, África, partes dos Estados Unidos, Europa e Canadá.

O edifício garagem, que agora possui vaga para 2.080 veículos, conta também com espaço para eventos e exposições, no piso superior. Com a modernização, o terminal aeroportuário terá capacidade para receber cinco milhões de pessoas por ano.

Para que os moradores da capital possam entender as mudanças rapidamente, será lançada campanha com a participação de educadores e taxistas, que irão distribuir cerca de 20 mil panfletos informativos. Outra iniciativa é oferta de ônibus do antigo para o novo terminal. A área desativada, de 14 mil metros quadrados, será destinada a empreendimentos culturais.