Missão comercial chinesa assina protocolo de intenções em São Paulo

29/06/2004 - 21h15

São Paulo, 29/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - Empresários brasileiros e chineses assinaram hoje um protocolo de intenções comerciais, em encontro intermediado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, na capital paulista.

A comitiva chinesa, formada por empresários da Região Metropolitana de Shaoxing, pertencente à província de Zhejiang, no leste da China, veio ao Brasil acompanhada do governador da região, Xu Jinping, com interesse em comprar aço, ferro, minérios, madeira, celulose, granito e carne brasileira sem a intermediação que é feita atualmente por Singapura e Hong Kong.

Pelo lado brasileiro, existe a intenção de criar parcerias na área têxtil. "A região de Shaoxing é forte no setor da indústria têxtil, e pode ser uma parceira no desenvolvimento da nossa confecção", disse o diretor-executivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Lúcio Pinheiro. "O protocolo sela a vontade das duas partes de desenvolver um processo de cooperação e conhecimento mútuo". Segundo ele, a recente viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva àquele país representou "um passo importante para esse intercâmbio".