Appy diz que Brasil precisa de investimentos privados de longo prazo

23/06/2004 - 21h20

Pedro Malavolta
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O Brasil precisa ter projetos de investimentos de longo prazo com recursos privados, segundo o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. Para ele a manutenção da estabilidade econômica e a contenção fiscal são essenciais. "Só com estabilidade e possibilidade de previsão da economia que é possível a criação de um mercado de investimentos privados", disse.

Ele participou hoje do Fórum de Debates Investimentos em Infra-Estrutura (Infra 2004), realizado pela International Business Communications e a Agência Estado, em São Paulo.

Appy afirmou que hoje só há três maneiras de haver investimentos privados em infra-estrutura: com recursos das próprias empresas, pelo BNDES ou por financiamento externo - como no caso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O secretário ainda declarou que os "investimentos privados em infra-estrutura são indispensáveis, no atual momento de ajuste fiscal, para não criar gargalos para o desenvolvimento".

Em relação ao projeto da Parceria Público-Privada (PPP), ele acredita que "não se pode usá-las para comprometer a solidez fiscal". Segundo o secretário, não é possível continuar a diminuir gastos fixos do governo para usar na PPP.

Antônio Ermírio de Moraes, presidente do Conselho de Administração do Grupo Votorantim, presente no mesmo debate que o secretário, disse que as PPPs "ainda são muito aéreas". Segundo ele a Votorantim não tem nenhum projeto para parceria em vista, apesar de haver planos de investimentos em infra-estrutura para até 30 anos. Ele disse estar esperando algo mais concreto para pensar em investimentos.