Rio terá supercomitê para tratar de assuntos eleitorais

21/05/2004 - 20h08

Rio, 21/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - Para garantir agilidade nas questões burocráticas e estimular parcerias com os partidos políticos nas eleições de 3 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) propôs, e os partidos políticos aceitaram, a criação de um supercomitê.

A proposta partiu do coordenador de Propaganda e Fiscalização do TER, juiz Luiz Marcio Pereira. Para ele, além de possibilitar uma melhor fiscalização da propaganda eleitoral, a parceria com os partidos na criação do supercomitê vai garantir a total transparência de todas as etapas do processo eleitoral.

A decisão foi aprovada hoje, em reunião com representantes dos partidos, no plenário do TRE. Ficou acertado que o supercomitê terá caráter suprapartidário e será compostos por representantes de 10 partidos: PMDB, PSC, PDT, PP, PTB, PV, PHS, PC do B, PL e PSB.

No primeiro turno, dia 3 de outubro, o supercomitê terá uma sala no próprio TRE, onde os representantes dos partidos receberão uma via de cada boletim emitido pelas urnas eletrônicas da capital. Segundo a Assessoria de Imprensa do TRE, com isso, o comitê poderá realizar uma totalização paralela, a ser comparada com o resultado oficial, o que reduzirá a possibilidade de suspeita da lisura do processo.