Dirceu cita JK para dizer que a solução do Brasil é política

07/05/2004 - 22h09

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - "Sem audácia e sem risco, o Brasil não vai retomar o desenvolvimento sustentável", afirmou hoje o ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu. "Juscelino Kubitchek jamais teria construído Brasília se olhasse para o orçamento. Com isso quero dizer que a solução do Brasil é política". Dirceu e o ministro do Planejamento, Guido Mantega, compareceram à cerimônia de posse do contador e empresário Antoninho Marmo Trevisan à frente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, no começo da noite, em São Paulo.

José Dirceu, que discursou em nome do ministro do Planejamento, disse que o desafio do Brasil é fazer em dois a quatro anos o que São Paulo fez com sua infra-estrutura em 20 anos. "O tempo que não espera é o tempo social. A violência, a criminalidade e a pressão social estão aí", constatou. Dirceu convocou um grande debate nacional sobre os entraves do crescimento econômico do país. "Não haverá força para o país enfrentar os problemas externos se não estiver unido", afirmou.

O ministro-chefe da Casa Civil pediu, ainda, atenção especial à juventude. " O Brasil precisa prestar atenção ao que está acontecendo com a juventude. Temos 17 milhões de jovens fora do mercado de trabalho, 7 milhões fora do ensino médio e o terceiro maior índice de homicídios na juventude do mundo".