Bastos diz que segurança é questão de Estado

19/04/2004 - 22h20

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, afirmou na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, agora há pouco,' que temas sobre o combate a violência e a segurança pública estão presentes no centro das atenções do governo." Ele citou, inclusive, a liberação de R$ 40 milhões para o Rio de Janeiro

O ministro afirmou que algumas conquistas foram obtidas na área do Legislativo como a criação do regime disciplinar mais duro para chefes de quadrilhas e a aprovação do Estatuto do Desarmamento. Ele informou que tem sido feitas ações no sentido de construir presidios federais e que até o final deste governo cinco novos presidios serão construídos, com capacidade de mil vagas, sendo duzentas para cada um deles.

Em relação a disponibilidades de recursos, o ministro reconheceu que tem problemas de recursos no Fundo de Segurança Pública, mas que até maio o governo deverá repassar o dinheiro do fundo para os Estados.

Em relação ao Rio de Janeiro, tema principal da reunião, o ministro garantiu que o trabalho tem sido feito dioturnamente desde o inicio do governo e em parceria com o governo estadual. Ele reconheceu que a segurança pública deve ser vista como questão de Estado.