México e Brasil vão ''trabalhar juntos'' na OMC, diz diplomata

12/04/2004 - 21h57

Nádia Faggiani
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário das Relações Exteriores do México, Luis Ernesto Derbez, afirmou hoje que seu país e o governo brasileiro devem trabalhar juntos com outras nações em desenvolvimento para avançarem nas negociações da Rodada de Doha na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Segundo o chanceler mexicano, Doha representa o primeiro intento das nações em desenvolvimento para a um acordo comercial. "Tive a oportunidade de trabalhar com o ministro Celso Amorim no tema das patentes farmacêuticas e agora podemos avançar no tema agrícola", afirmou Derbez.

O chanceler acredita que a meta de conclusão da rodada, marcada para 2005, pode ser cumprida. "Espero que nos próximos meses continuemos a trabalhar para que possamos, em janeiro, em Hong Kong, alcançar o resultado esperado. Os Estados Unidos estão dispostos a trabalhar no tema agropecuário, o que nos dá esperança de trabalharmos em um tema frutífero no próximo ano", afirmou.

CONSELHO SEGURANÇA DA ONU

O secretário das Relações Exteriores do México, Luis Ernesto Derbez, disse que o governo mexicano já fez uma solicitação para indicar o interesse de seu país em voltar a integrar o Conselho de Segurança da ONU no biênio 2009-2010. Além disso, caso haja uma reforma do Conselho, o México quer fazer se tornar membro permanente: "todas as nações tem esse direito e nós queremos participar".