Prêmio estimula pólo de moda íntima de Nova Friburgo

18/03/2004 - 17h46

Rio, 18/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ) decidiu criar o Prêmio Destaque da Moda, para estabelecer uma ação indutora do desenvolvimento para o Arranjo Produtivo Local (APL) de Nova Friburgo, responsável por 25% da produção nacional de lingerie. O prêmio será entregue no dia 14 de abril, naquele município da região serrana fluminense.

O diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Paulo Maurício Castelo Branco, revelou hoje que serão homenageadas três empresas daquele pólo industrial que se destacarem nas áreas de inovação, exportação e responsabilidade social.

Ele explicou que, na questão da inovação, a comissão de seleção observará os aspectos de design na produção. No tocante à exportação, a meta é aumentar os embarques do pólo, que têm diminuído.

Com a melhoria da qualidade, Castelo Branco afirmou que a idéia é fortalecer as micro e pequenas empresas da região serrana do estado do Rio de Janeiro, que abrange os municípios de Nova Friburgo, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras e Bom Jardim, para que exportem mais.

De acordo com a primeira etapa do Censo da Indústria Têxtil e de Confecções de Nova Friburgo, divulgado hoje pelo Sebrae/RJ e o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apenas 1,6% do universo de 543 empresas pesquisadas usam moderadamente o canal da exportação para comercialização de seus produtos.

A grande saída, disse ele, é a exportação, porque o pólo já possui importante participação no mercado doméstico de moda íntima. Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de 2000 revelaram, na época, que 2,6% da produção de Nova Friburgo eram exportados.O percentual estava acima da média nacional.

A terceira premiação será concedida à empresa que demonstrar maior preocupação, traduzida em ações concretas, com a comunidade, o trabalhador e o meio ambiente. Castelo Branco informou que os empresários vencedores irão conhecer o distrito industrial, ou "cluster", de Milão, na Itália, que serviu de parâmetro para os Arranjos Produtivos Locais brasileiros.