Faperj e Finep vão selecionar projetos de empresas fluminenses

17/01/2004 - 12h05

Rio, 17/1/2004 (Agência Brasil – ABR) – As empresas fluminenses têm até o dia 30 deste mês para se inscreverem na fase inicial de pré-qualificação do edital Rio Inovação, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Segundo informação da assessoria de imprensa da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro) este é o primeiro edital criado por uma fundação de amparo à pesquisa brasileira com recursos dos Fundos Setoriais, no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE).

A assessoria da Faperj revelou que o edital visa apoiar a inovação por meio de projetos capazes de gerar produtos que resultem em benefícios para a sociedade. Cinco áreas são consideradas estratégicas para o estado do Rio: biotecnologia, saúde, energia, petróleo e agronegócios. O edital terá recursos de R$10 milhões, divididos proporcionalmente entre a Faperj e a Finep.

O objetivo do edital é selecionar empresas que já tenham obtido avanços na realização de protótipos, visando buscar empreendedores interessados na fabricação e comercialização do produto. O edital Rio Inovação prevê outras 2 fases, além da pré-qualificação, que envolvem a apresentação do projeto detalhado com o respectivo cronograma e o julgamento e contratação.