Rio entrega projeto de candidatura dos Jogos Olímpicos de 2012

15/01/2004 - 21h04

Rio, 15/1/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apresentou hoje, na Escola Naval, o projeto de candidatura da cidade à sede dos Jogos Olímpicos de 2012. O projeto responde ao questionário com 25 itens ao Comitê Olímpico Internacional (COI). O documento, com 70 páginas, também foi entregue na sede do COI, em Lausanne, na Suíça. "Este foi o último prazo para que as nove concorrentes a sediar os jogos entregassem o documento", informou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. Ele disse que agora vai se emprenhar na preparação do dossiê do projeto, com todos os mapas e instalações esportivas.

Nuzman acredita que a cidade do Rio será escolhida para sediar os jogos de 2012 porque elaborou um projeto inédito na história dos jogos Olímpicos, que permite a realização de todos os jogos num raio de 26 quilômetros. "Contamos com outro ponto a favor: os jogos de 2007, que servirão como um teste , onde poderão ser identificados erros e acertos para possíveis adequações do Projeto Olímpico. Há ainda a vantagem da organização dos jogos, seja na ordem do controle da cidade, seja na segurança e no treinamento dos atletas, com uma única vila Olímpica".

O presidente do COB disse que outra vantagem a favor do Rio de Janeiro é que a Vila Olímpica e a Vila de Mídia são projetos que já existem e já estão em detalhamento. "Nisso nós estamos na frente de outras cidades que ainda vão apresentar qual é a estratégia de projeto", disse.

Segundo o Projeto do COB para os jogos Olímpicos, os jogos serão realizados em quatro pontos, sendo que um deles, a Barra da Tijuca, na zona Oeste, é o ponto de concentração do evento. Os outros são as regiões denominadas Pão de Açúcar, na zona sul, e Maracanã, próximo ao centro e o bairro de Deodoro, na zona norte.

O presidente do COB anunciou o cronograma a ser seguido pelo COI em 2004 e 2005, até que seja conhecida a cidade vencedora. Os documentos serão analisados pela entidade internacional, que informará, dia 18 de maio, quem continuará na disputa pelos Jogos de 2012. A escolha da sede será feita no dia 7 de julho de 2005, em Cingapura, e até lá as cidades candidatas ainda terão de entregar outro relatório, mais detalhado, e passarão por uma inspeção feita por membros do Comitê Executivo do COI.