Companhia das Docas vai explicar a Ibama obras de dragagem no Porto do Rio

15/01/2004 - 20h02

Rio, 15/1/2004 (Agência Brasil – ABR) - A dragagem do Porto do Rio de Janeiro é o principal tema do encontro que o Presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, vinculada ao Ministério dos Transportes, Antonio Carlos Soares, terá amanhã (16) com o Gerente Executivo do IBAMA no estado, Edson Bedim de Azeredo, e o deputado federal Fernando Gabeira.

O presidente da companhia dará "os esclarecimentos técnicos que sustentam a improbabilidade de risco ambiental" pela dragagem.

As obras para correção de picos, ou relevos, acumulados em alguns pontos do Porto do Rio foram iniciadas na última segunda-feira (12). O plano prevê a remoção, até o dia 7 de fevereiro, de 80 mil metros cúbicos de sedimentos, para assegurar um aumento de calado dos atuais 9,7 metros, em média, para 10,6 metros, revelaram assessores de Antonio Carlos Soares.

A licença ambiental para a realização do trabalho foi concedida pela FEEMA-Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente.Do material que está sendo removido, garrafas pet são destinadas pela Docas para reciclagem, enquanto areia, argila e outros materiais estão sendo despejados a 6 km da Ilha Rasa, em alto mar.