Aneel suspende transferência da Cemar

15/01/2004 - 20h30

Agência Brasil
Com informações da Aneel

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu o processo de transferência do controle societário da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), em cumprimento a duas decisões liminares da Justiça Federal.

A suspensão constará de fato relevante a ser publicado amanhã (16/01) pela concessionária no Diário Oficial do Maranhão e em alguns dos principais jornais de circulação nacional e do estado. A Aneel recorrerá das decisões judiciais.

Desde que foi privatizada em 2000, a Cemar permanece sob o controle da empresa norte-americana Pensylvania Power & Light Global (PPL). O processo de transferência da concessionária permitiu a participação de empresas privadas e estatais. Na etapa atual, duas empresas - a SVM Participações e Empreendimentos Ltda, integrante do grupo GP Investimentos, e a Mt. Baker Enterprises, L.L.C. - estavam na iminência de apresentar as propostas para solução econômico-financeira da concessionária. A Cemar está sob intervenção da Aneel desde o dia 21 de agosto de 2002.