Ministério do Meio Ambiente distribui o prêmio Chico Mendes

19/12/2003 - 19h49

Cristina Guimarães
Repórter da Agência Brasil

Brasília, - O Ministério do Meio Ambiente anunciou hoje os vencedores da segunda edição do Prêmio Chico Mendes, criado para estimular a contribuição de indivíduos, comunidades, empresas e entidades na promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Para a ministra Marina Silva, o Prêmio é uma forma de reconhecimento das atividades que fazem a "ponte correta" entre as questões ambientais e as sociais. "No sócio ambientalismo, o Chico foi o precursor de tudo isso no Brasil", afirmou.

Na categoria Liderança Individual, o vencedor foi Raimundo Mendes Barros, um dos fundadores do Conselho Nacional dos Seringueiros e companheiro de Chico Mendes no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri (AC). No ano passado, o prêmio na categoria foi para a ministra Marina Silva, então Senadora da República.

Na categoria Associação Comunitária a vencedora foi a Associação Vyty-Cati, formada por 14 aldeias que trabalham no manejo de frutas nativas desde 1994.

Outro vencedor foi a Associação em Áreas de Assentamento do Maranhão. A entidade levou o prêmio da categoria Organização Não Governamental. Desde 1989 a entidade trabalha com projetos agro extrativistas e de apoio à agricultura familiar, em parceria com associações e cooperativas.

Na categoria Negócios Sustentáveis o prêmio foi para a Associação dos Artesãos e Manejadores Indígenas Apurinã do 45, que fica no sul do Amazonas.

Duas entidades dividiram o prêmio da categoria Ciência e Tecnologia, a Federação dos Organizadores Indígenas do Rio Negro e o Instituto Sócio Ambiental (ISA).

Nesse ano foi incluída a categoria Arte e Cultura e o prêmio foi recebido pela organização não governamental Vídeo nas Aldeias, considerada precursora no audiovisual indígena com mais de 40 produções feitas ao longo de 15 anos.

Além dos vencedores, também foi entregue uma Menção Honrosa em cada categoria.

Durante a solenidade, o grupo de canto Tom do Cerrado formado por 20 crianças do ensino fundamental da Escola Classe Jataí, no Distrito Federal, cantou músicas em defesa do meio ambiente. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, iniciou seu discurso cantando "Tempo Rei". Após sua participação musical, Gil lembrou que a luta de Chico Mendes sempre foi dedicada à ocupação racional, à exploração equilibrada e a integração homem-natureza num mesmo espaço, "Chico queria que o homem fosse visto como parte de tudo", afirmou.

Chico Mendes, Francisco Alves Mendes Filho, se fosse vivo teria completado 59 anos nesse mês. Há quinze anos, na véspera do Natal de 1998, Chico Mendes foi assassinado.