RJ aumenta participação nas exportações

28/11/2003 - 20h31

Alana Gandra
Repórter da Agênci Brasil

Rio, 28/11/2003 (Agência Brasil – ABR) - As exportações fluminenses deram um salto em sua participação no PIB regional, passando de 3% antes do ano 2000, quando o Estado apresentava um déficit superior a U$ 3 bilhões, para mais de 6% e o Estado se prepara para obter o 1o. superávit comercial de sua história.
A informação foi dada hoje pela governadora Rosangela Matheus, durante a solenidade de encerramento do 23o. Encontro Nacional de Comércio Exterior-ENAEX, nesta capital ,à qual compareceu o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Rio de Janeiro já é o 5o. estado exportador do país, apresentando uma pauta ainda concentrada nas grandes empresas e tendo como produtos líderes o petróleo da Bacia de Campos e laminados de aço de Volta Redonda.
A governadora abordou as ações que estão sendo feitas pelo estado para engajar mais empresas no esforço exportador e para a diversificação da pauta, citando entre elas o Pólo de Fruticultura, no Noroeste fluminense, e o recém-lançado programa Florescer, de incentivo à produção e comercialização de flores. Em parceria com o governo federal e a iniciativa privada, o executivo fluminense se dedica também a reforçar o papel do Porto de Sepetiba como um importante pólo de escoamento de produtos do centro-oeste brasileiro e do cone sul.
A lógica, disse a governadora, é agregar mais tecnologia e mão-de-obra. Referindo-se ao convênio firmado hoje pelo Estado do Rio com a Agência de Promoção das Exportações-APEX, Rosangela Matheus afirmou que ele ajudará a diversificar a pauta exportadora e engajar mais empresas, estimulando-as a agregar valor a seus produtos finais.