Ministra canadense discute políticas de combate às desigualdades raciais

25/11/2003 - 20h57

Brasília, 25/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - A ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, reuniu-se hoje com a ministra canadense de Multiculturalismo e Situação da Mulher, Jean Augustine, para discutirem as políticas de combate às desigualdades raciais e de gênero praticadas no Canadá há mais de 20 anos. Augustine anunciou o financiamento de um projeto para ampliar o conhecimento sobre a situação das mulheres afro-descendentes no mercado de trabalho.

Esse estudo vai permitir às organizações da sociedade civil e as instituições governamentais avaliar sua eficácia e propor medidas para a superação das desigualdades raciais e de gênero no mercado de trabalho. Segundo a ministra canadense, essa coleta de informações é um primeiro passo para que o problema seja combatido. O Canadá, que é um dos países de maior diversidade étnica racial do mundo, foi o primeiro a reconhecer o multiculturalismo como política oficial de governo, em 1971.

A ministra canadense está em visita oficial ao Brasil desde ontem para aprofundar o diálogo político entre os dois países sobre questões de raça. Hoje cedo ela esteve no Congresso Nacional participando das comemorações do Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. Amanhã ela encerra a visita num almoço oferecido pelo senador Paulo Paim (PT/RS), onde estarão presentes membros da Frente Parlamentar pela Defesa da Igualdade Racial.