Líderes de trabalhadores rurais discutem pauta de encontro com Lula amanhã

20/11/2003 - 20h21

Brasília, 20/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que serão recebidos amanhã, às 11h, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estão neste momento reunidos no Palácio do Planalto com o os ministros da Casa Civil, José Dirceu, do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, e da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, para definir o que será discutido no encontro de amanhã.

O coordenador do Movimento dos Sem-Terra, João Paulo Rodrigues, espera que na audiência de amanhã com o presidente Lula seja discutido o Plano Nacional de Reforma Agrária. "Desde a campanha, o presidente vem fazendo promessa de anunciar um plano com orçamento para os próximos quatro anos, tanto para a desapropriação de latifúndios improdutivos, e até mesmo para a consolidação dos assentamentos".

A expectativa do presidente da Contag, Manoel dos Santos, é de que o governo apresente uma proposta que possa garantir avanço nas ações de reforma agrária no país. "Nós estamos no final do primeiro ano do governo, tem três anos pela frente, e é fundamental que o governo apresente uma proposta, com planejamento, com metas e com recursos para garantir as ações nestes três anos futuros", disse Santos.

No encontro de agora á noite, os líderes dos três grupos que estão acampados em Brasília para reivindicar as ações da reforma agrária, esperam definir o número de pessoas que estarão amanhã com presidente Lula. "Nós somos 4.500. Vamos tentar ver quantas pessoas eles liberam", disse João Rodrigues.