Sobreviventes de chacina estão sendo trazidos para o Rio

01/11/2003 - 16h16

Rio, 1/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os 12 jovens que estavam em uma Van junto com os outros seis que foram assassinados na madrugada de hoje por traficantes do morro da Mineira, no Catumbi, centro do Rio de Janeiro, apareceram em Macaé e estão sendo trazidos, de carro, para a capital. Os 12 sobreviventes estavam desaparecidos desde a madrugada. As informações são da Secretaria de Segurança Pública. O subsecretário, Marcelo Itagiba, está reunido com assessores na sede da Secretaria, para discutir os rumos da investigação.

Os 18 jovens, com idades entre 16 e 19 anos, teriam vindo de Macaé, no norte do Estado, para um baile funk perto do morro de São Carlos, também no centro da cidade, e foram confundidos com integrantes de uma quadrilha rival. Eles estavam em uma Van alugada e teriam se perdido na cidade. O grupo pediu ajuda a um motorista de táxi a quem pagaram R$ 30 para que os guiasse, mas, nas imediações do morro da Mineira, a Van foi interceptada por traficantes.

Segundo o motorista da Van, Ubirani José Carneiro, todo o grupo foi levado para o interior da favela e seis rapazes foram fuzilados pelos bandidos. Ubirani contou aos policiais de Macaé que os traficantes o obrigaram a voltar para Macaé com os corpos na Van, que foi escoltada por um Vectra e uma moto dirigidos pelos marginais até o município de Rio Bonito, a 100 quilômetros da capital.

Ubirani prestou depoimento na delegacia de Macaé e foi trazido para o Rio de helicóptero, para ajudar na identificação dos bandidos. Os corpos das seis vítimas estão no Instituto Médico Legal de Macaé.