Agnelo espera implementação da Bolsa-Atleta ainda neste ano

01/11/2003 - 19h00

Palmas, 1/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, defendeu hoje a implementação da Bolsa-Atleta ainda neste ano. Na última quarta-feira, o projeto teve votação favorável na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. "Agora, o projeto segue para o Senado e eu tenho certeza de que será aprovado ainda este ano", declarou Agnelo.

A bolsa vai financiar atletas de todas as categorias desde amadores e estudantis até profissionais. O valor do benefício deve variar entre R$ 300,00 e R$ 2.400,00. A quantia será estabelecida de acordo com o rendimento do atleta, observando o número e a importância das competições que ele participar e os resultados.

Para Agnelo, a bolsa será importante porque permitirá a formação e o desenvolvimento de vários competidores no país. "Muitas vezes, os atletas param de treinar, ou treinam em um período muito curto, porque têm que trabalhar para sobreviver. Com a bolsa, vamos ajudar o desenvolvimento dos esportes, principalmente nas modalidades individuais", disse o ministro. Se o projeto for aprovado ainda este ano, o objetivo é conceder o beneficio apenas em estágio experimental e, em 2004, efetivá-lo para um maior número de atletas.

O ministro deu as declarações durante visita à Aldeia Olímpica, em Palmas (TO), sede dos VI Jogos dos Povos Indígenas. Neste ano, 1.125 índios de cerc a de 60 etnias participam da competição, que começa hoje e vai até o próximo sábado (8). Os atlertas estão alojados em uma Aldeia Olímpica com mais de trinta ocas.

Sete povos participam pela primeira vez da competição este ano: Avá Guajá e Kappor (MA), Avá Canoeiro (GO), Nambikwára e Uru-Eu-Wau-Wau (RO), Waimiri Atroari e Hixkariana (AM).

Os Jogos dos Povos Indígenas começaram em 1998 e têm garantido o resgate da auto-estima desses povos, além de promover a cultura indígena, seus valores e costumes. O evento tem o patrocínio do Ministério do Esporte e é organizado pela Secretaria de Esporte de Tocantins, com apoio da Prefeitura de Palmas e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

As modalidades originais dos jogos são arco e flecha, cabo de guerra, canoagem, corrida com tora, xikunahaty - espécie de futebol que se joga com a cabeça, arremesso de lança, luta corporal, natação e zarabatana. As informações são do Ministério do Esporte.