José Alencar diz que ''é toda sua'' a responsabilidade por viagem de Benedita à Argentina

17/10/2003 - 21h28

Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente interino, José Alencar, chamou para si a responsabilidade sobre a viagem da ministra Benedita da Silva (Assistência e Promoção Social) à Argentina, na qual utilizou recursos públicos para participar de um evento evangélico. Alencar disse ao jornalista Boris Casoy, em entrevista ao Jornal da TV Record, que estava na interinidade da Presidência da República quando assinou a autorização da viagem da ministra. Portanto, a responsabilidade "é toda sua".

Alencar garantiu que está disposto, inclusive, a ressarcir a União pelos gastos de Benedita da Silva. "Eu tenho por princípio não transferir responsabilidade, porque responsabilidade não se transfere. Então a responsabilidade é minha. E, se cabe alguma devolução para ressarcir o erário, isso é dever meu. Tanto que até já falei com a ministra. Ela me pediu que não fizesse isso, eu ainda não fiz. Mas sou responsável, e não abro mão dessa responsabilidade", enfatizou.

Segundo José Alencar, ocorreu um erro administrativo que resultou na publicação no Diário Oficial da União apenas do evento evangélico com a participação de Benedita da Silva. O restante da agenda cumprida pela ministra na capital argentina, garantiu Alencar, não foi publicado por pura falha administrativa. "A agenda da ministra era rica como ficou demonstrado. Todos os jornais de Buenos Aires publicaram o que ela fez", disse. O presidente interino também afirmou que os compromissos não foram marcados "de última hora", e ressaltou que a Embaixada do Brasil em Buenos Aires intermediou toda a agenda da ministra no país vizinho. "O erro administrativo é que deu motivo a tudo isso. De fato, não tem sentido viajar apenas para a reunião. Mas, não foi essa a razão. Tanto não foi, que isso nem foi objeto de noticiário lá, em Buenos Aires, mas os trabalhos que ela realizou", resumiu Alencar.