Unisul é a campeã do Grand Prix

20/09/2003 - 18h04

Brasília, 20/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - Numa partida bastante disputada, a Unisul (SC) conquistou o título do Grand Prix Masculino de Vôlei ao derrotar a Ulbra (RS), atual campeã da Superliga, por 3 sets a 2 (28/28, 25/20, 20/25, 25/14 e 15/12), hoje, em São Ludgero (SC).

A rivalidade era evidente desde o início do confronto. As duas universidades vêm fazendo grandes duelos nos últimos anos. Esses dois times foram os finalistas da última edição do Grand Prix, que teve a Ulbra como campeã. Além disso, também foram os protagonistas da final da Superliga, com mais um triunfo da equipe gaúcha. Não por acaso, o título conquistado pela Unisul, neste sábado, teve um sabor de revanche. "Esse dia tinha que chegar", desabafou Carlos Weber, técnico do time catarinense.

O primeiro set mostrou grande equilíbrio entre as equipes e só foi decidido nos detalhes. Depois de se alternarem na liderança do placar, um erro de recepção da Unisul colocou o adversário na frente: 28/26 para o time gaúcho.

A Ulbra não manteve o mesmo ritmo no set seguinte, cometendo muitos erros no passe e, principalmente, no ataque. Do outro lado, a Unisul conseguiu a reação trabalhando bem as jogadas de segurança com o atacante argentino Marcos Milinkovic. Destaque também para a entrada de Zago no lugar de Dirceu.

O saque fez a diferença a favor da equipe de Canoas no terceiro set. Primeiro com o ponta Roberto Minuzzi, que conseguiu abrir uma vantagem de dois pontos (18/16). Depois, foi a vez do meio-de-rede Renato Felizardo assinalar dois aces e levar a equipe à vitória por 25/20.

O time catarinense não se abateu com a derrota no set anterior e comandou o quarto set do início ao fim. Liderada por Milinkovic, um gigante em quadra, a Unisul levou a partida para o tie-break. O quinto set, mais uma vez, foi decidido nos detalhes. Um contra-ataque do argentino e um ace de Ivan selaram a vitória da equipe de Florianópolis.

"Foi uma belíssima partida, cheia de emoção e bem jogada. O nosso time esteve muito bem na recepção e no ataque. Além disso, o nosso saque passou a entrar no quarto e no quinto set e fez a diferença", avaliou Weber.

O técnico também destacou a importância do reforço de Milinkovic para a Unisul. "Ele está acostumado e há muito tempo assume a responsabilidade em momentos de decisão. O mais importante é que todo o grupo jogou muito bem e está de parabéns", afirmou Weber.