Lula lança site da Secretaria de Imprensa e elogia trabalho de jornalistas

10/09/2003 - 23h11

Brasília, 10/09/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou hoje oficialmente o novo site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. No endereço: www.info.planalto.gov.br, a grande imprensa e os internautas poderão ter acesso às principais informações do cotidiano do presidente. A página vai disponibilizar, por exemplo, discursos do presidente, agenda, e informações sobre viagens e credenciamentos. Vários ministros participaram da inauguração do site no Palácio do Planalto, entre eles José Dirceu (Casa Civil), Luiz Dulce (Secretaria Geral), Antônio Palocci (Fazenda), Guido Mantega (Planejamento), e Olívio Dutra (Cidades). "Eu acho que hoje tem mais ministros aqui que nas reuniões que eu convoco", brincou Lula.

Na cerimônia, Lula fez uma homenagem ao trabalho dos jornalistas. O presidente disse que, embora as pessoas reclamem da imprensa, "ninguém" pode viver sem o trabalho dos jornalistas. "Nós não seríamos o que somos sem a imprensa brasileira, por mais que a gente reclame, por mais que a gente se queixe", disse. E disse em tom de brincadeira: "aquilo que a gente está doido para falar não é notícia, é publicidade". Lula não escondeu que às vezes se intimida diante dos jornalistas, e disse que os profissionais da imprensa só terão a dimensão do seu trabalho quando fizerem uma entrevista consigo mesmos. "Aí vocês vão sentir o que todos nós sentimos quando temos que conversar com vocês".

O presidente não economizou elogios ao trabalho do secretário de Imprensa, Ricardo Kotscho, à frente de sua assessoria. E prestou uma homenagem ao jornalista Carlos Castello Branco, morto em 1993, um dos jornalistas políticos mais conceituados na história da imprensa brasileira. O nome do jornalista batizou a nova sala de redação da Secretaria de Imprensa, que também foi inaugurada oficialmente pelo presidente durante a cerimônia. Ao final do discurso, Lula não resistiu e brincou mais uma vez: "Espero que daqui pra frente alguns e algumas de vocês dêem notícias positivas do presidente".