Acordo com bancários ainda está distante, admite Fenaban

08/09/2003 - 21h30

São Paulo, 8/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - O superintendente de Relações do Trabalho da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Magnus Ribas Apostólico informou, há pouco, que a entidade espera chegar a um acordo com os bancários sobre o reajuste da categoria na próxima rodada de negociações, marcada para o próximo dia 17. "A distância está muito grande ainda. Fizemos uma composição da proposta com reajuste e abono", informou. A proposta da Fenaban é de um reajuste de 10% mais um abono de R$ 1.320, 00. "(Os bancários) estão muito reticentes com a questão do abono e nós com relação ao reajuste", disse o superintendente.

Para o superintendente da Fenaban, é preciso que ambas as partes cedam e as propostas possam convergir para um ponto comum. Ele afirmou que vai conversar com os bancos para ver se podem aproximar mais as propostas.

Os bancários reivindicam 21,58% de reajuste, que corresponde à reposição da inflação de setembro de 2002 a agosto de 2003, mais resíduo inflacionário de 0,42% de setembro 2002 a agosto de 2003, e 3,99% de produtividade.

A reunião de hoje terminou sem acordo e os bancários ameaçam entrar em greve caso a Fenaban não apresente nova proposta na próxima reunião. O presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB), Wagner Freitas, informou que será realizada na próxima quinta-feira (11) nova mobilização da categoria, com paralisações parciais dos trabalhos em todo o Brasil.