Rio: morre comerciante chinês encontrado em coma em presídio

04/09/2003 - 23h34

Rio, 4/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - Morreu agora à noite no hospital Salgado Filho, no Méier, subúrbio da cidade, o chinês Cham Kim Chang, 36 anos, internado desde a semana passada, após ter sido encontrado em coma na sala de triagem do presídio de segurança máxima Ary Franco, na Água Santa. O comerciante foi detido no último dia 25 pela Polícia Federal, no aeroporto internacional Tom Jobim, por tentar deixar o país com US$ 30.500 não declarados à Receita Federal.

Logo após ter sido encontrado em coma profundo, a Polícia Federal afirmou, em nota oficial, que o chinês fora submetido a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal que atestou sua integridade física. De lá, o comerciante foi levado para o presídio. No dia seguinte, quando os agentes federais retornaram ao presídio para cumprir o alvará de soltura, a vítima já estava desacordada na cela.

A família informou à polícia que os dólares que Chang estava levando para os Estados Unidos foram obtidos com a venda de uma pastelaria no Rio.

Após tomar conhecimento do caso, o secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Nilmário Miranda determinou que o comerciante tivesse proteção policial durante 24 horas no hospital.

O laudo da causa mortis não será fornecido pelo hospital como é de praxe. O corpo, de acordo com o chefe de equipe, médico Marco Antônio, será encaminhado ao Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto para exames complementares.