Plenário da Câmara aprova reforma da Previdência em segundo turno

27/08/2003 - 22h38

Brasília, 27/8/2003 (Agência Brasil - ABr) – A Câmara dos Deputados aprovou hoje, em segundo turno, a reforma da Previdência. Foram 357 votos favoráveis, 123 contrários e 6 abstenções, o que significa que o governo teve um voto a menos que no primeiro turno, quando conseguiu 358 votos. Como no primeiro turno, a oposição foi fundamental para aprovação da matéria. O PFL deu 32 votos favoráveis e o PSDB, 28. A base aliada reuniu 297 votos, onze a menos que os 308 necessários para aprovar uma mudança constitucional. O PL do vice-presidente José Alencar foi o único partido que votou fechado a favor da reforma da Previdência. Os 39 deputados liberais votaram pela aprovação da reforma.

Dos 93 deputados do PT, 80 votaram a favor da reforma. A surpresa ficou por conta do deputado Walter Pinheiro (BA) que, no primeiro turno, se absteve a agora votou contra a reforma. Os radicais Luciana Genro (RS), Babá (PA) e João Fontes (SE) confirmaram os votos contrários dados no primeiro turno. A deputada Maria José Maninha (DF), que no primeiro turno se absteve, não participou da votação pois estava viajando. Os outros seis deputados que se abstiveram no primeiro turno repetiram seus votos.

O PMDB, que pleiteia um ministério na equipe do presidente Lula, deu 49 dos 75 votos para o governo. Foram 19 votos de peemedebistas contra a reforma. O PDT e o PCdoB, que ocupam dois ministérios, também não foram totalmente fiéis ao governo. Dos treze votos do PDT, seis foram a favor, seis contrários e um deputado não votou. Já o PCdoB - que tem onze deputados e, além do ministério do Esporte tem a liderança do governo – deu sete favoráveis e quatro contrários.

Dos três partidos da oposição, o único que registrou unanimidade foi o PRONA, com seis votos contra a reforma. O PFL, que tem 69 deputados, encaminhou voto contrário à reforma, mas apenas 34 seguiram a orientação. Três pefelistas deixaram de votar. O PSDB, que conta com 55 deputados, orientou a bancada a votar favoravelmente ao texto do governo. Apenas 25 votaram contra e dois não participaram da votação.

O PTB tem 53 deputados. Destes, 42 votaram "sim", oito"não" e três não votaram. Dos 49 votos do PP, 32 votaram "sim", 14 disseram não ao texto e três não compareceram à votação.
(Raquel Ribeiro e Iolando Lourenço)