Primeiros passos da fusão promoveram bons resultados, garante Varig

18/08/2003 - 21h39

Rio,18/8/2003(Agencia Brasil-ABR) – Na análise do vice-presidente comercial do recém-criado comitê executivo da Varig, Alberto Fajerman, a companhia vem apresentando um desempenho "excepcionalmente bom" este ano, embora insuficiente para pagar a dívida passada.
Esse desempenho já demonstra o sucesso da primeira fusão interna das empresas do grupo (Varig, Rio Sul e Nordeste) e, mais recentemente, do programa de compartilhamento de vôos(code share) com a TAM que originou em junho/julho os melhores resultados dos últimos 14 meses.

Explicou que no início do programa, as 2 empresas juntas estavam voando com 52% de aproveitamento. A idéia do compartilhamento dos vôos é ter diferentes tamanhos de avião em diferentes horários do dia e conseguir a possibilidade de ter maior receita com o mesmo número de aviões. No começo do projeto de aeroportos centrais, Fajerman revelou que conseguiram fazer o mesmo número de vôos gastando menos 200 horas de avião por semana, o que dava uma redução de U$60 milhões a U$70 milhões.

Fajerman afirmou que a fusão entre Varig e Tam não é, necessariamente, um projeto de redução de custos. A empresa que está se desenhando terá em torno de 135 a 140 aviões, deverá deter entre 62% a 63% do mercado doméstico, terá 100% do mercado internacional no que respeita à bandeira brasileira e começará com 26 milhões de passageiros, o que deve torná-la a décima quinta maior empresa do mundo, estimou.

Disse ainda que a fusão, em si, não precisa diminuir o número de funcionários. O que provoca demissões é a retração do mercado brasileiro. Neste ano, em comparação a igual período do ano passado, a demanda já está 11% menor, o que significa que "se a gente não tivesse feito os cortes necessários, estaríamos voando com aproveitamento inferior ao de 2002", analisou.

A Varig já devolveu no período de 15 meses entre 38 e 40 aeronaves, afirmou, explicando que existe uma relação entre número de aviões e funcionários. Em decorrência da retração de tráfego, o excedente de empregados da Varig alcança 2,5 mil. A Varig e a Tam juntas possuem frota de 145 a 150 aviões.