Hoyama é recordista brasileiro de medalhas de ouro no Pan

08/08/2003 - 23h23

Brasília, 08/08/2003 (Agência Brasil-ABr) - A dupla formada por Hugo Hoyama e Thiago Monteiro venceu a decisão brasileira na final do torneio de duplas dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. Na partida que decidiu o título da competição, Hugo e Thiago derrotaram os amigos Gustavo Tsubói e Bruno Anjos por 4 sets a 2, parciais de 9/11, 12/10, 13/11, 11/7, 7/11 e 11/3.
Com este resultado, Hoyama passou a ser o atleta brasileiro com mais medalhas de ouro na história do Pan, com um total de oito. O nadador Gustavo Borges tem sete e pode igualar ou ultrapassar o mesatenista nessa corrida ao longo do Pan. "Pelo menos no momento eu sou o recordista. Mas vou torcer por ele, que também é um grande atleta e já fez muito pelo Brasil", afirmou.

Para Hoyama, que desde Mar del Plata-95 não conquistava o ouro, o resultado em Santo Domingo marca sua volta por cima, aos 34 anos. "Em Winnipeg-99 fui muito criticado por ter vencido apenas a medalha de bronze por equipes. Essas críticas me ajudaram a continuar trabalhando e agora muita gente vai ter que me ver subindo no pódio", desabafou.

Aos 22 anos, Thiago Monteio comemorou a medalha e disse que o resultado é fruto de muito treinamento. "O tênis de mesa brasileiro está investindo e alcançando resultado", disse o mestenista que está indo para sua quinta temporada de treinamentos na França.

Gustavo Tsubói, 18 anos, explicou que se sente ainda mais motivado a seguir na carreira. "Na final pesaram a experiência do Hoyama e o Thiago e o cansaço da partida anterior, quando vencemos os agentinos, campeões em Winnipeg", justificou.