Presidente parabeniza deputados pelo espírito público na votação da reforma da Previdência

08/08/2003 - 21h14

Brasília, 8/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou carta ao presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), parabenizando os deputados pelo "alto espírito público" demonstrado durante o processo de debates e votação da reforma da Previdência. "Sempre confiei na maturidade da instituição, que se revela lúcida e zelosa no cumprimento de suas funções constitucionais", afirma o presidente na carta.

O presidente ressaltou, em especial, a aprovação do subteto do Poder Judiciário estadual que, na sua avaliação, "obrigará a imediata redução dos altos salários dos ativos e dos inativos, incompatíveis com as condições de vida da maioria do nosso povo".

Outro ponto que mereceu destaque na carta foi a aprovação da contribuição de Previdência Complementar. Segundo Lula, a medida vai trazer maior tranqüilidade, transparência e responsabilidade para os funcionários públicos e o Poder Judiciário.

O presidente encerra a carta lembrando que a aprovação da reforma vai garantir a manutenção do sistema previdenciário no país. "O efeito benéfico das decisões que foram tomadas incidirá sobre esta e as próximas gerações, ao criar condições para, além de garantir o pagamento dos direitos dos contribuintes do sistema previdenciário, promover a inclusão de cada vez mais brasileiros na plena proteção da seguridade social", enfatiza Lula. E completa: "todos nós juntos temos a comemorar a grande vitória alcançada não por um governo ou um partido, mas por toda a Nação brasileira".

O presidente evitou comentar a aprovação da reforma durante todo o dia de ontem. O porta-voz da Presidência, André Singer, chegou a afirmar que Lula só se manifestaria sobre a votação da reforma até a conclusão de todo o processo na Câmara dos Deputados. A carta ao deputado João Paulo foi a primeira manifestação pública de Lula sobre a aprovação das mudanças no sistema previdenciário.

Gabriela Guerreiro e Luciana Vasconcelos