Alencar diz que cabe aos juristas avaliar greve dos magistrados

22/07/2003 - 22h50

Rio, 22/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O vice-presidente da República, José Alencar, disse que não podia classificar a greve anunciada dos juízes de inconstitucional ou de constitucional, porque esse é um aspecto eminentemente técnico e jurídico. "Como não sou jurista, prefiro deixar para que os juristas façam essa avaliação". O vice-presidente ressaltou que a proposta da Reforma da Previdência está no Congresso e o que o regime do país é democrático. Ele acrescentou que as negociações vão se intensificar agora, depois de apresentado o relatório, e ainda vai passar por aprovação do Plenário da Câmara para depois chegar ao Senado. "O Congresso aperfeiçoa qualquer projeto que chega".

José Alencar deu as declarações depois de participar da abertura da III Conferência Internacional Têxtil e de Confecção, nos Campus do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai.

Durante seu discurso, o vice-presidente disse que existem três entraves para o desenvolvimento do país: as altas taxas de juros, a situação das estradas, para ele catastróficas, e o sistema tributário, que representa grande obstáculo administrativo para o capital. José Alencar trouxe para o encontro o recado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: de que está absolutamente consciente de que o Brasil precisa retormar as condições de crescimento e de que o Governo está disponível para receber as informações sobre as necessidades do setor têxtil para torná-lo cada vez mais competitivo.

O vice-presidente da República, José Alencar, condenou os países que praticam preços reduzidos para entrar nos mercados externos. José Alencar chegou a classificar de falcatruas a ação desses países. Ele acrescentou que o Brasil precisa se posicionar contra essas práticas.