Jardim Botânico de Niterói expõe carros antigos em agosto

20/07/2003 - 10h31

Brasília,20 /7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Carros antigos e raros, como o modelo francês Dina Panhard, de 1956, todo fabricado em alumínio, e um Volvo, de 1999, de origem sueca e único no Brasil, são algumas das raridades que o público poderá encontrar no 1º Encontro de Veículos Antigos e Raros, dia 24 de agosto, no Jardim Botânico de Niterói (RJ), vinculada à Secretaria estadual de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior. Um público de cerca de 3 mil pessoas é esperado para o encontro.

Das 9 às 16 horas, os amantes de veículos antigos - motos e carros - poderão conhecer os cerca de 120 automotores que ficarão estacionados no local. De acordo com o diretor da Associação dos Clubes de Veículos e Antigüidades Mecânicas do Estado do Rio, Roberto Crespo, o objetivo do encontro é manter viva a tradição do automobilismo brasileiro. "É uma forma de preservar e restaurar a memória. Nosso público é bem eclético, formado por famílias, crianças e adolescentes, além de colecionadores de carros raros. Automóvel é gosto popular no país", destacou.

Para o diretor do Jardim Botânico de Niterói, José Tito Villar, a utilização da única área de lazer da zona norte para abrigar um evento deste porte é extremamente positiva para a comunidade. "O trabalho constante que temos feito de recuperação e revitalização de todo o espaço físico do Horto nos credencia a proporcionar à população não só opções como atividades físicas e de lazer, mas também eventos culturais, como exposições e encontros como este, de resgate à história", afirmou Tito, ao adiantar que outros acontecimentos estarão sendo realizados ao longo do ano e que envolverão toda a comunidade.

O evento será realizado pelo Jardim Botânico, com apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Pesagro), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Fundação Instituto de Pesca do Estado (Fiperj), órgãos vinculados à secretaria de Agricultura. O Jardim Botânico de Niterói fica na Alameda São Boa Ventura, 770, Fonseca. A entrada é gratuita, mas os organizadores do encontro pedem um quilo de alimento não perecível, que será doado a comunidades carentes do bairro.