PT rebate com números avaliação do governo pelo PSDB

18/07/2003 - 22h12

Brasília, 18/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O governo Lula herdou uma inflação em alta, uma taxa de juros básica de 25 %, o risco Brasil de 2.400 pontos, relação dívida/PB de 57 % e o dólar a R$ 3,5. Em apenas seis meses de governo, a inflação está em queda, o risco Brasil caiu para menos de 800 pontos, o dólar está em R$ 2,8, a relação dívida/PIB caiu para 53 e os juros começaram a cair. Esses dados foram divulgados hoje, em nota do PT, assinada pelo seu presidente nacional, José Genoíno, em resposta à nota dura que o PSDB divulgou ao fazer uma avaliação dos seis primeiros meses do atual governo. O PT, segundo a nota, discorda de forma veemente do teor e dos termos da avaliação do documento do PSDB.

Para estancar e reverter a crise deixada pelo governo FHC, o governo Lula teve de agir rápido e buscar restabelecer a credibilidade e a confiança do País. Segundo a nota do PT, o governo teve que agir condicionado pela realidade negativa herdada do governo do PSDB. A agenda do governo do PT é a do desenvolvimento, com a criação de emprego e distribuição de renda, do desenvolvimento, do combate à exclusão social e da inserção soberana do Brasil no contexto internacional. O presidente do PT salienta que o governo Lula está adotando medidas para aumentar os investimentos públicos, buscando criar a confiança para atrair investimentos externos, entre outras ações para que o País volte a crescer.

A nota petista ressalta que o PSDB ainda está desorientado no papel de oposição e lembra que o PSDB teve sua atuação de oito anos reprovada pelas urnas no ano passado. O PT considera que a nota do PSDB foi dura e apressada, além disso até hoje não emitiu nenhuma avaliação dos oito anos de mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. Lembra que o PSDB deixou uma agenda inconclusa para o País: não foi capaz e não reuniu as condições políticas para realizar as reformas da Previdência e Tributária, tarefas que agora têm que ser vencidas pelo governo Lula.