Palocci afirma que estão sendo estudados mecanismos para impulsionar economia

18/07/2003 - 21h30

São Paulo, 18/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse que estão sendo estudados mecanismos que estimulam o crescimento econômico, a partir do controle da inflação. Citou o microcrédito, que deverá destinar recursos para pessoas de baixa renda, e a criação de cooperativas de crédito de livre associação para todas as categorias dos trabalhadores, além de empréstimos vinculados à folha de pagamento.

Destacou, como positivo na economia, o aumento das exportações e do agronegócio - com a liberação de R$ 32,7 bilhões para o setor agrícola e outros R$ 5,4 bilhões para o Programa de Agricultura Familiar e para os assentamentos dos trabalhadores rurais. Palocci ressaltou, no entanto, que o Brasil necessita direcionar maiores investimentos para infra-estrutura.

Segundo Palocci, "o presidente Lula tem clareza de que o crescimento com a economia desorganizada não leva a lugar nenhum".

O ministro discursou no 4º Congresso dos Metalúrgicos do ABC na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC discutindo política de transição para a retomada do crescimento no país.