Ciência do solo é tema de congresso em Ribeirão Preto (SP)

13/07/2003 - 11h41

Brasília, 13/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - "Solo: Alicerce dos Sistemas de Produção" é o tema central do vigésimo nono Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, a ser realizado de hoje até o dia 19, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto(SP). Entre os temas a serem debatidos estão o papel da ciência do solo na produção sustentada de alimentos e matérias primas e a importância da agricultura na mitigação do efeito estufa.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participará da abertura do evento às 19h, quando lançará o Prêmio de Valorização de Iniciativas Inovadoras do Agronegócio na Ciência do Solo, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) em parceria com a Universidade do Estado de São Paulo (UNESP).

Deverão participar do evento cerca de 2.500 pessoas do Brasil e do exterior, entre engenheiros e técnicos de agronomia e geologia, cientistas, professores e estudantes universitários, empresários e representantes de outros segmentos. São 1.400 trabalhos científicos nas quatro conferências, 32 simpósios e mesas redondas, 12 palestras, 12 cursos e 12 visitas temáticas, que acontecerão no congresso. Paralelamente ao evento será realizada feira de equipamentos, serviços e insumos agrícolas.

Amanhã, o ministro vai abrir o Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Indústria Sucroalcooleira (SINTEC), às 14h, em Piracicaba (SP), onde estarão representantes de indústrias da China, Venezuela, Uruguai, Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia, El Salvador, Cuba e República Dominicana. O objetivo do simpósio é criar oportunidades de negócios para o setor, divulgar novas tecnologias e incrementar o comércio de equipamentos e máquinas no Brasil e no Exterior.